quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Primeiro exame PET-CT

Quando recebi o diagnóstico de Linfoma de Hodgkin, não sabia nada sobre a doença e muito menos que ela poderia estar espalhada por outros cantos do meu corpo, além do nódulo que eu havia retirado na virilha. O Linfoma de Hodgkin se origina nos linfonodos  do sistema linfático e com o passar do tempo, essas células malignas podem se repassar para tecidos adjacentes e assim atingir outras partes do corpo. Para verificar a proporção que a doença já tinha atingido, meu médico pediu um exame chamado PET-CT.

O PET-CT é um tipo de tomografia indicado para, além de outras coisas, confirmar e determinar a extensão da doença. O exame se baseia no principio de que alguns órgãos e tecidos como os tumores malignos consomem uma grande quantidade de glicose, e fazem um metabolismo mais rápido. Antes do exame é injetado no paciente uma "glicose radioativa", que vai ser consumida pelo corpo como uma glicose normal e nos locais de metabolismo mais rápido essa glicose vai "brilhar" mostrando o local do tumor. Claro que isso com minhas palavras, mais ou menos do jeito que a médica me explicou no dia do exame.

Fiz o meu exame no dia 30/05/2012 e foi tranquilo, é apenas demorado. Fiquei na clínica umas quatro horas. Acho que o resultado do meu primeiro PET, apesar de estar doente, foi bom. O linfoma atinge as cadeias axilares (axilas) e inguinais (virilha), não disseminou para outros órgãos, graças a Deus. O exame também mostrou algo "anormal" no estômago, mas após uma endoscopia confirmou-se ser apenas uma gastrite leve. 

Farei o meu segundo PET após a sexta sessão e não vejo a hora disso acontecer. É com ele que vamos saber se a quimioterapia está tendo o efeito esperado e se está tudo bem. Aguardo confiante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer receber a visita, o comentário e o carinho!
Fique a vontade!